Regina Helena Cruz
Depois de passar por uma cirurgia de mama (mastectomia) a mulher tem sua autoimagem corporal alterada, apresentando um desequilíbrio postural.
A postura física correta evita dores musculares e consequentes sobrecargas linfáticas, que provocam inchaço no braço do lado operado.
O uso precoce das próteses externas evita possíveis desvios posturais pelo desequilíbrio da musculatura da cintura escapular e da região cervico-dorsal. Elas devem ser usadas pelas mulheres que se submeteram à mastectomia. E devem ser indicadas imediatamente depois da cirurgia, pois o seu objetivo é suprir a falta da mama, compensando o volume retirado.
Do ponto de vista psicológico, a importância das próteses mamárias é enorme. É recomendável que a mulher já saia do hospital com um sutiã e uma prótese provisória, pois do ponto de vista ortopédico o uso da prótese vai permitir um equilíbrio estático da coluna, evitando contraturas musculares na região cervical e na cintura escapular.
As lesões musculares e as contraturas impedem a livre circulação de retorno linfático e venoso, acumulando catabólitos no interstício, o que favorece o linfedema (inchaço), não só do membro superior, mas também dos quadrantes adjacentes.
Não só o uso das próteses é importante, mas também o de um sutiã adequado que possa adaptar bem a prótese. A adaptação da prótese definitiva deve ser feita sempre com o sutiã colocado. O de algodão é o mais indicado, pois absorve melhor o suor. As alças devem ser largas para que não haja pressão exagerada sobre a pele do ombro e, com isso, compressão dos pequenos vasos linfáticos da superfície, impedindo a circulação adequada.
Existem vários tipos e modelos de próteses externas:
- Prótese de acomodação: é a primeira que a paciente deve colocar logo depois da cirurgia. Deve ser usada com o sutiã apropriado, com bojo interno para instalação da prótese, que não comprime a ferida cirúrgica, dando uma sensação de conforto e volume à mulher.
- Prótese de silicone: É extremamente agradável à pele. Tem dois modelos, triangular e gota, e base mais firme, pois o silicone é entrelaçado com um composto de borracha. É macia, com consistência semelhante à da mama e de fácil manutenção.
- Prótese de polipropileno: indicada para a fase do tratamento de radioterapia e atividades aquáticas (hidroterapia e natação) e presença de linfedema. Com menor peso que a de silicone, é de fácil manutenção.
Em nosso espaço dedicado às mulheres que fizeram a mastectomia, a Agatha, damos orientação quanto à prótese e sutiã mais indicados para o tipo de cirurgia feito e o biotipo da paciente.
Há variedade de modelos e tamanhos de próteses, além de sutiãs, maiôs, camisetes, saídas de praia, turbantes e lenços.
As visitas são agendadas, pois o atendimento é individual e personalizado.
A dra. Regina Helena Cruz é fisioterapeuta (crefito 8.805) formada pela UNIMEP (1989), com cursos de pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia, em Saúde da Mulher e em RPG.
É ainda consultora em ergonomia e ministra cursos de cuidador de idosos.
Atende no Edifício Paineiras Center , à Rua Eduardo Tomanik, 385, 8º andar, sala 83, em Jundiaí.
Contatos:
Telefone (11) 4521-6103
E-mail: dra@reginahelenacruz.fst.br
Site: www.reginahelenacruz.fst.br/
Facebook: facebook.com/reginahelenacruz.9