A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Microempresário já pode ter assessoria de imprensa

Entrevista com o jornalista Carlos Motta, publicada na edição de novembro de 2013 do jornal "Mexa-se":

O jornalista Carlos Motta, que já trabalhou no “Estadão” e no “Valor”, entre outras publicações da imprensa paulista, lançou recentemente uma assessoria de imprensa que a diferencia das outras: ela é dedicada exclusivamente às pequenas e microempresas, um dos segmentos econômicos mais importantes do país.
Segundo Motta, a única diferença existente entre a sua e as outras assessorias é que, por cobrar por trabalho e não mensalmente, qualquer empresa pode se beneficiar dos serviços jornalísticos que ela presta.
Nesta entrevista ao Mexa-se, o jornalista explica como é possível a uma microempresa contar com uma assessoria de imprensa:

O que diferencia o seu trabalho para microempresas de uma assessoria de uma grande empresa?
Apenas o custo, que é muito menor. Não cobramos por mês, como as assessorias tradicionais, e sim por trabalho que realizamos.

E como funciona isso na prática?
Simples. Vamos supor que uma empresa quer somente divulgar um produto que está lançando. Ela nos contrata, a gente vê que público ela quer alcançar e em seguida nós produzimos e distribuímos à imprensa um “press release” dessa novidade, ou seja, entregamos a notícia daquela empresa para a mídia.

Há garantia de que a notícia será publicada?
Uma assessoria de imprensa não tem condições de interferir na decisão editorial dos veículos de comunicação. Mas hoje, com a internet cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, com a quantidade de sites e blogs noticiosos, há muito mais possibilidades de o release ser publicado. Na verdade, é quase impossível ele ficar inédito.

Além dos “press releases”, como uma microempresa pode divulgar sua marca?
O release é só uma das ferramentas disponíveis. Mas a assessoria de imprensa não pode ser confundida com a publicidade ou com o marketing. Nosso trabalho consiste em levar a empresa dos veículos de comunicação. Cada uma delas tem necessidades específicas. Por isso aconselhamos que se faça um projeto de comunicação para cada uma delas.

Na prática, quanto custa para uma microempresa ter uma assessoria de imprensa?
Isso depende, como disse, da necessidade de cada uma. Mas se for apenas para divulgar um evento ou um produto, ou seja, para levar uma notícia ao público, o custo é bem em conta. Um release simples, isto é, que pode ser feito por meio de uma entrevista por telefone ou e-mail, é orçado em cerca de R$ 250, quantia acessível a empresas de qualquer tamanho.

Quando surgiu a ideia de criar uma assessoria de imprensa para microempresas?
Trabalhei cerca de 40 anos na imprensa, como repórter, redator, editor-assistente e editor. Nesse tempo todo recebi milhões de releases. E entre esses, um material insiginificante relativo às microempresas.

Contato: cramotta@gmail.com 19-997590957