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Galeria virtual vai levar arte brasileira para o mundo


As jornalistas Maysa Penna e Denise Marcolino pretendem lançar, em setembro, uma galeria virtual de arte e artesanato, a Jeito do Brasil, aberta a todas as pessoas que queiram expor seus trabalhos. O projeto está atualmente em fase de captação de recursos, por meio do site de financiamento coletivo Catarse. As contribuições partem de R$ 10 e cada uma delas, como é praxe nesse sistema de arrecadação de fundos, dá direito a uma recompensa ao doador. O endereço é catarse.me/pt/jetiodobrasil
Segundo Maysa Penna, os pré-requisitos para os expositores são apenas que eles produzam qualquer tipo de arte ou artesanato que não envolva processo industrial, que a peça seja única e com característica típica brasileira, ou seja, que utilize material, técnica, formas, cores ou motivos de inspiração nacionais. 
Quando a Jeito do Brasil estiver no ar, os artistas e artesãos deverão preencher um cadastro no próprio site para poder acessar um kit com orientações sobre como fotografar a peça e com as informações necessárias para que a obra seja exposta e para estabelecer a relação comercial. 
Maysa explica que todo esse processo não terá nenhum custo para o artista e o preço da peça é ele próprio que estipula. "No preço de venda serão acrescidos apenas os nossos custos", informa. Mas o mais importante, segundo Maysa, é que o expositor não precisa ter registro de artesão, nem empresa aberta ou nota fiscal. "A Jeito do Brasil já operacionalizou todo esse processo para garantir que qualquer pessoa possa expor", diz Maysa. "Também não é preciso ter produção contínua nem volume mínimo. Se você quiser fazer um pote para esfriar a cabeça e achar que ele merece ser exposto e vendido, é só mandá-lo que a gente expõe. Essa é a ideia central da Jeito do Brasil: acesso aberto a todos." 
A jornalista afirma que a motivação das duas sócias para criar a galeria virtual foi o desejo de mostrar "o verdadeiro talento e criatividade brasileiros". "Queremos mostrar para o mundo a riqueza da cultura brasileira, construída a partir de muitas influências e transformada pelas mãos de artistas e artesãos de todos os cantos do país. Muito além de um simples e-commerce, a Jeito do Brasil é uma galeria na qual pessoas de todo o mundo poderão conhecer a cultura, o contexto social, as técnicas e as influências que os artistas e artesãos brasileiros receberam e imprimem em suas obras", diz. 
Já estão confirmadas a participação dos artistas plásticos Camila Assad, Sandra de Magalhães Marcolino e Roberto Cerullo, da joalheira Maria Angelada joalheira Maria Angela Violani, da ceramista Marina Leão e da artesã Wanilda Tieppo. 
Os expositores poderão vender seus trabalhos para mais de 200 países, já que o site será bilíngue, em português e inglês. "Do artesanato de tradição à arte urbana, o trabalho de comunidades, cooperativas e artistas independentes será exposto, pela primeira vez, numa vitrine internacional", diz Maysa.