Como usar todo o alcance da rede para expor produtos ou serviços na maior vitrine do mundo
O jornalista Carlos Motta, que trabalhou em importantes publicações da grande imprensa, como o "Estadão", "Jornal da Tarde" e "Valor Econômico", e atualmente se dedica a assessorar micros e pequenos empresários, tem investido, com muito sucesso, na internet como ferramenta para aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços.
"Com a internet, uma micro ou pequena empresa consegue uma exposição comparável a de uma multinacional, e o melhor, com custos baixíssimos", diz.
Segundo ele, porém, é preciso observar três regras bem simples:
1) Usar as redes sociais como forma de interagir com o cliente e divulgar novidades;
2) Manter um site dinâmico, ou seja, abastecido constantemente com conteúdo novo;
3) Espalhar as notícias corporativas pela rede, o que pode ser conseguido facilmente por meio da distribuição de press releases.
"O investimento para o cumprimento dessas regras é mínimo", informa o jornalista, que acrescenta algumas dicas de como o micro ou o pequeno empresário deve utilizar a internet para alavancar seu negócio:
@ A inscrição nas redes sociais é gratuita e utilizá-las é muito simples. É preciso, todavia, muito cuidado na hora de responder às dúvidas ou possíveis reclamações dos clientes. A linguagem tem de ser educada, didática e objetiva. Além, claro, de não ferir a língua portuguesa.
@ Felizmente, já é possível para qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sobre a internet criar um site gratuito. O Wix é um dos mais populares. Mas mesmo o Blogger, do Google, um dos mais usados por pessoas físicas, pode servir para hospedar páginas de empresas.
@ Já produzir e distribuir as notícias corporativas, ou os press releases, para sites noticiosos, blogs e portais da internet ou da mídia tradicional (jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão) requer a contratação de um profissional especializado. Existem inúmeras empresas que se dedicam a esse trabalho. A maioria, porém, atende apenas médias e grandes empresas. Os custos são proibitivos para os pequenos e microempresários.
A empresa do jornalista, a Carlos Motta Serviços Jornalísticos, ao contrário das assessoria tradicionais, cobra por trabalho prestado. Com isso, o custo cai significativamente, dando a oportunidade para que micros e pequenos empresários, prestadores de serviços, profissionais liberais, artistas e esportistas possam contar com uma assessoria de imprensa profissional.
"Os press releases que produzimos são uma importante ferramenta de divulgação de qualquer produto ou serviço. Garantimos a publicação em inúmeros sites e portais da internet, o que, por si só, dá muita visibilidade a eles. E isso por um preço acessível a todos", diz Motta
Contatos
Carlos Motta Serviços Jornalísticos
cramotta@gmail.com
(19) 997590957
(11) 4836-9207
servicojornalistico.blogspot.com
facebook.com/carlosmottajornalista