A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

A fisioterapia e o câncer de mama

Regina Helena Cruz

O câncer de mama exige um tratamento complexo. Na maioria dos casos, envolve uma cirurgia que remove o tumor, parte da mama ou a mama inteira, e um ou mais linfonodos da região axilar. 
O tamanho e o tipo de tumor definem a técnica cirúrgica adotada, assim como o tratamento complementar, que pode ser radioterapia ou quimioterapia. 
Em qualquer conduta adotada, além de toda a carga emocional, as pacientes sofrem alterações físicas, como dores, edema, limitação de movimentos do braço, alterações posturais, retração de pele e de cicatriz. 
As manifestações físicas devem ser avaliadas e tratadas por um fisioterapeuta especializado, para que as pacientes não tenham mais desconforto ou limitações, podendo assim voltar às suas atividades domésticas, sociais e profissionais no menor tempo possível.
Essa recuperação ou reabilitação física, para ser rápida e completa, necessita de uma intervenção precoce da fisioterapia, isto é, já nos primeiros dias depois da cirurgia, a paciente deve ser orientada a realizar pequenos movimentos com os braços, tronco, cabeça e pescoço, além de exercícios respiratórios e relaxamento. 
Cabe à fisioterapia oncológica também a orientação de cuidados profiláticos com a pele e com a cicatriz, somada à orientação da automassagem, com o objetivo de estimular a circulação linfática alterada por causa da remoção de linfonodos na região operada.
A fisioterapia precoce, além de ter como objetivo a diminuição da dor, do desconforto e a recuperação dos movimentos, ajuda a prevenir complicações que podem ocorrer, como as de cicatrização, as aderências de pele, a rigidez tardia da articulação do ombro e as dificuldades de circulação com seu conseqüente edema crônico, o linfedema.
No entanto, quando ocorrem essas complicações, o fisioterapeuta é o principal profissional para tratá-las.
Você pode encontrar mais informações no meu site: www.reginahelenacruz.fst.br.