A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Você sabe como cuidar de um paciente com AVC?

Regina Helena Cruz

No artigo anterior abordamos a conceituação, tipos e sintomas do AVC(acidente vascular cerebral). Hoje vou falar um pouco sobre os cuidados ao paciente pós-derrame cerebral. 
Depois da alta hospitalar, a família do paciente deverá tomar algumas providências para a reabilitação, além de promover adaptações em sua residência para a mais rápida recuperação de seu ente querido. 
Para essas adaptações, em primeiro lugar será preciso levar em consideração o tipo de AVC e quais sequelas haverá (por exemplo, um paciente totalmente dependente ou parcialmente dependente) e quais tratamentos foram propostos pelo médico (fisioterapia, enfermagem, nutricionista, psicólogo etc). 
A reabilitação do paciente é um processo lento e demorado, mas sempre se deve procurar estimulá-lo a fazer as suas atividades diárias, como por exemplo vestir-se, lavar-se, comer sozinho, e só ajudá-lo em suas dificuldades reais.
Alguns familiares, na ansiedade e excesso de amor, acabam fazendo desde as mais simples atividades às mais complexas para seu ente querido, que ficará mais dependente e com falta de confiança em si próprio.
Outro aspecto importante é a indicação de auxílios de marcha (bengala, andador ou cadeira de rodas), que necessitam de orientação de profissional qualificado (médico ou fisioerapeuta) para o modelo mais adequado ao paciente, assim como treinamento para dar segurança a ele, além de adaptações na residência (cama adequada, rampa nas portas para um acesso melhor da cadeira de rodas e outras que se fizerem necessárias ).
Também é importante saber manejar o paciente nas mudanças de decúbito e na transferência da  cama para a cadeira, por exemplo.
Esse trabalho engloba a consultoria ao idoso acometido de AVC, Parkinson ou Alzheimer, dependentes ou independentes, e é iniciado por uma visita ao domicílio onde o idoso vai residir, seu histórico clinico, para posterior apresentação das adaptações ou melhorias no ambiente domiciliar, orientações aos familiares ou ao cuidador e seu treinamento. 
Mais informações sobre meu trabalho profissional podem ser encontradas no  meu site: www.reginahelenacruz.fst.br.

A dra. Regina Helena Cruz é fisioterapeuta, com cursos de pós-graduação em Fisioterapia Oncológica, Saúde da Mulher e RPG. É ainda consultora em ergonomia e já ministrou vários cursos de cuidador de idosos. Sua clínica está situada no edifício Paineiras Center, rua. Eduardo Tomanik, 385, 8º andar, sala 83, Jundiaí, telefone (11) 4521-6103.