A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Como cuidar do paciente depois de um AVC

Regina Helena Cruz

O AVC (acidente vascular cerebral) ocorre quando uma parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue por causa da formação de um coágulo, que  se instala num vaso sanguíneo daquele órgão ou é transportado para lá depois de ter se formado noutra parte do corpo, interrompendo o fornecimento de sangue a uma região do cérebro.
Também pode ser resultado da ruptura de uma artéria cerebral (AVC hemorrágico). Nesse caso, o sangue que dela extravasa vai destruir o tecido cerebral circundante.
Nos dois tipos o tecido cerebral é destruído e o seu funcionamento afetado.
É do cérebro que partem os estímulos para movimentar os músculos do corpo inteiro, ou seja a metade direita comanda o lado esquerdo e vice-versa. 
As lesões da metade esquerda do cérebro podem dar origem a pertubações da fala e levar o paciente a perder a percepção do lado direito do corpo ou do ambiente que o rodeia. 
Para a paralisia de um dos lados do corpo dá-se o nome de hemiparesia (esquerda ou direita), a perda da capacidade da linguagem chama-se afasia e podem ainda ocorrer outros problemas, como a perda de sensibilidade ou da força no lado afetado, pertubações do equilíbrio e alterações da visão, entre os mais conhecidos.
Uma pessoa que sofreu um AVC quando tem alta hospitalar, não obstante a sua incapacidade, deve procurar executar tarefas da vida diária, como por exemplo lavar-se, vestir-se ou levantar-se, dentro de suas limitações. 
Nesses casos é importante o paciente ter a ajuda e o encorajamento adequados para a sua reabilitação.
O curso de cuidador de idosos que ministro aborda, entre outros temas, os cuidados gerais aos pacientes acometidos de AVC, Parkinson e Alzheimer.
Você pode ter mais informações no meu site (www.reginahelenacruz.fst.br) ou em www.facebook.com/www.reginahelenacruz.fst.br

A dra. Regina Helena Cruz tem cursos de pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia, Saúde da Mulher e RPG. É ainda consultora em ergonomia e já ministrou vários cursos de cuidador de idosos. Sua clínica está situada no edifício Paineiras Center, rua. Eduardo Tomanik, 385, 8º andar, sala 83, Jundiaí, telefone (11) 4521-6103.