A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Internet é a mídia ideal para a divulgação de microempresas

Ninguém mais duvida da força da internet, que hoje atinge 80 milhões de brasileiros e é o segundo destino das verbas publicitárias, só perdendo para a televisão. 
A web é a maior e mais democrática vitrine de produtos e serviços do mundo. Dela podem fazer parte, em igualdade de condições, tanto uma poderosa e rica multinacional quanto um microempresário que está começando o seu negócio.
Hoje qualquer empreendedor pode criar o seu próprio site sem gastar praticamente nada.
Da mesma forma, ele pode produzir campanhas publicitárias eficientes, voltadas apenas para o seu público-alvo, destinando a elas qualquer verba de que disponha: o Google Adwords e as publicações impulsionadas do Facebook, por exemplo, revolucionaram o mundo da publicidade, acabando com a intermediação das agências e aproximando o empreendedor de sua clientela.
A internet também mudou radicalmente a relação entre imprensa e empresa.
Antes da disseminação da comunicação via e-mail os comunicados de imprensa, ou "press releases", chegavam à redações via correio, em papel. No fim do dia, pilhas de envelopes se amontoavam nas mesas e cabia a alguém abri-los para ver o que continham - se notícias importantes ou meros folhetos de propaganda. Não raras vezes a correspondência chegava atrasada...
Hoje, os releases lotam as caixas de e-mail dos jornalistas. São distribuídos e chegam aos destinatários em segundos. Cada profissional recebe, por dia, centenas de e-mails. É humanamente impossível ler todos.
Muitos assessores de imprensa ainda recorrem ao telefone para "vender" as suas matérias - outro expediente de pouca eficácia, já que os jornalistas numa redação dificilmente têm tempo livre para atender essas ligações com o cuidado merecido.
Mas a internet também resolveu esse problema de comunicação entre a imprensa e a empresa.
Já existem no Brasil vários sites especializados na publicação de press releases, seguindo uma tendência que se consolidou no exterior, principalmente nos Estados Unidos, onde eles se contam às dezenas.
Muitos, além de publicar os comunicados de imprensa das empresas, ainda se encarregam de distribuí-los para um "mailing" temático de jornalistas e para outros sites de notícias ou entretenimento.
Dessa forma, o press release se espalha pela internet, facilitando a vida de quem procura por determinado produto ou serviço por meio dos mecanismos de busca do tipo Google. 
É que, quanto mais citações houver na internet desse serviço ou produto, mais bem posicionado ele estará nas "páginas" dos mecanismos de busca.
Assim, até mesmo um microempresário que disponha de pouquíssima verba publicitária pode divulgar de maneira eficiente o seu negócio.
O jornalista Carlos Motta, que já trabalhou em importantes publicações, como o "Estadão", "Jornal da Tarde" e "Valor Econômico", e atualmente dirige uma assessoria de imprensa voltada para micros e pequenos empresários, resolveu apostar nessa fórmula. 
Há poucos meses iniciou o seu trabalho de divulgar press releases na internet e já conseguiu, segundo diz, ótimos resultados.
"Já há vários sites em língua portuguesa que publicam os releases, o que melhora muito a visibilidade das empresas na internet. E a gente sabe que hoje a internet é muito mais eficiente para divulgar produtos e serviços que os jornais impressos", diz.
No seu caso, ele produz e distribui os releases a um preço, afirma, bem acessível aos clientes.
"Como meu foco são os micros e pequenos empresários, cobro bem pouco. E eles podem estar certos de que esse pequeno investimento que farão trará muitos resultados bons para os seus negócios", garante. 

Contato:
cramotta@gmail,com
(19) 997590957