A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Depois das férias, tratores e flores são atrações em Holambra


No período de um mês, entre 29 de agosto e 28 de setembro, a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, deverá receber cerca de 300 mil visitantes. O evento é o mais conhecido do calendário turístico do charmoso município paulista de Holambra, a 120 km da capital. Mas ele não deve ser o único motivo para se conhecer a cidade, principalmente neste mês de férias.
Holambra reserva surpresas muito agradáveis ao turista. 
Sétimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, a cidade encanta pela limpeza das ruas calmas, educação de seus habitantes e paisagem arquitetônica, que remete às suas origens: o município nasceu do sonho de imigrantes holandeses que se estabeleceram na região em 1948.
De lá para cá, Holambra (junção de Holanda, América e Brasil) cresceu, tornou-se município em 1991, firmou-se economicamente - é o maior produtor do país de flores e plantas ornamentais - e nunca deixou de preservar as tradições e a cultura de seus fundadores, o que a torna única no país.
A "Cidade das Flores" é, portanto, um pequeno pedaço vivo da Holanda em terras brasileiras, destacando a sua história em cada canto: nas placas de ruas, nas fachadas típicas das casas, no imponente Moinho dos Povos Unidos, no portal da cidade, no cardápio dos ótimos restaurantes e docerias e nos sobrenomes de seus habitantes.
Além da oportunidade de entrar em contato com a história e a cultura holandesa, o turista que for a Holambra nestas férias tem ainda à sua disposição, para compra ou apenas para apreciar, inúmeras floriculturas que exibem uma pequena, mas expressiva parcela, da produção local de flores e plantas ornamentais.

Competição de tratores

Quem não puder visitar a cidade neste mês tem dois bons motivos para ir lá em agosto: o Dia dos Pais, no dia 10, domingo, quando vários restaurantes oferecerão cardápio especial, e a sensacional competição de tratores Trekker Trek, no domingo seguinte, dia 17, a partir das 10 horas, no Centro Esportivo Tubantia, com ingressos a R$ 20.
No Trekker Trek, tratores "envenenados" arrastam uma carreta que pode pesar até 100 toneladas pela maior distância possível em uma pista de 100 metros de comprimento.
A competição nasceu nos Estados Unidos, no início do século 20. Nos anos 50 e 60 surgiram as primeiras regras. Em 1977 a competição atravessou o oceano e desembarcou na Europa. A primeira prova foi realizada na Holanda. Em 1992 o esporte chegou ao Brasil. 
O primeiro evento foi em Holambra, organizado por descendentes de holandeses que já conheciam o esporte do país europeu. Hoje a disputa é realizada em várias cidades do Brasil, organizada pela Associação Brasileira de Trekker Trek.

Festa das flores

Doze dias depois da competição entre os "monstros" sobre rodas, Holambra abre, na sexta-feira, dia 29 de agosto, a 33ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que é realizada anualmente na cidade para dar as boas-vindas à primavera. 
Mais de 300 produtores vinculados ao município aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades do setor, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional. A mostra fica aberta às sextas, sábados e domingos das 9 às 19 horas. Os ingressos custam R$ 34. 
O carro-chefe da Expoflora, a exposição de arranjos florais, traz neste ano o tema “Flores, Magia e Alegria”. Sob a responsabilidade de uma equipe comandada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição apresenta as tendências em decoração floral e novas variedades de flores e plantas ornamentais produzidas em Holambra. 
Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias dos parques Disney, a Parada das Flores (16 horas) e a Chuva de Pétalas (16h30) são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora.
Também é destaque a mostra de paisagismo e jardinagem. Nos 25 ambientes criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais da área, os produtos e serviços escolhidos respeitam os princípios da sustentabilidade e apresentam as novidades no setor. Nesta edição os jardins estão decorados para ocasiões de festas, confraternizações e comemorações.
Numa área de 3,3 mil metros quadrados estão à disposição, para serem levadas para casa, cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais cultivadas por cerca de 400 produtores.
Também os "chefs" de cozinha e os confeiteiros de Holambra têm um enorme desafio para vencer na Expoflora. Além das novidades em confeitaria, pratos da tradicional culinária holandesa são oferecidos pelos restaurantes durante o evento. Entre eles estão o speculaas (espelhinhos de São Nicolau), poffertjes (fofinhos), pannekoek (panquecas), stampot (purê), spareribs met appelmoes (batido de cenoura, costelinha de porco e purê de maçã), diny rosti (batata rosti recheada com chucrute e salsichões típicos), erwtwbsoep (sopa de ervilhas), tomatensoep (sopa de tomate), kroketten (croquetes), hete bliksem (purê de batata e maçã com toucinho), batata no cone, stamppot festival (salsichão típico e um festival de purês).
Outra atração da Expoflora é o passeio turístico pelas ruas de Holambra, que mostra aspectos da história e a arquitetura da cidade, além de visitar um campo de flores e o moinho de vento, construído em tamanho natural.
Para quem deseja conhecer um pouco do folclore holandês, jovens da cidade apresentam números de danças típicas do país, a partir das 14h30, nos quatro palcos do recinto. 
Já o Museu Histórico Cultural de Holambra, ao lado do recinto do evento, com entrada gratuita, guarda toda a história da imigração holandesa para o Brasil. Seu acervo conta com cerca de 2 mil fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros imigrantes. Ao lado do museu os turistas podem conhecer réplicas das casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas, habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e tratores antigos. 

Onde ficar

Holambra possui uma rede hoteleira capaz de atender a todo tipo de visitantes, do executivo ao turista que deseja conhecer a região. 
O Top Centrum é o mais novo hotel da cidade, localizado na Rua Rota dos Imigrantes, 470, no Centro. Ele funciona há um ano, tem uma fachada com características típicas holandesas e faz uso de recursos naturais na iluminação, com destaque para os painéis com as quatro estações climáticas nos corredores e ventilação externa dos quartos e demais dependências.
O hotel conta com 30 apartamentos amplos e confortáveis, com ar-condicionado, camas box, TV a cabo, frigobar e internet wireless gratuita, sendo que 20 deles têm sala de TV e minicopa (cooktop, bancada da pia, microondas, frigobar). 
As diárias do Top Centrum incluem café da manhã com grande variedade de opções, servido em restaurante com vista para um charmoso jardim vertical. Também tem room service (serviço de quarto), com lanches rápidos até às 22 horas e fornece estacionamento fechado e coberto, com acesso direto para o elevador. 
As reservas podem ser feitas pelo telefone (19) 3802-8555, no site do hotel (www.topcentrumhotel.com.br) ou por meio dos serviços de reserva Booking (www.booking.com) e Decolar (www.decolar.com).