A assessoria de imprensa da micro e pequena empresa

A ASSESSORIA DE IMPRENSA DO MICROEMPRESÁRIO E DO PROFISSIONAL LIBERAL. COM OS PRESS RELEASES QUE PRODUZIMOS SEU NEGÓCIO ESTARÁ SEMPRE EM DESTAQUE NA INTERNET. PUBLICAÇÃO GARANTIDA EM SITES E BLOGS SELECIONADOS. PREÇOS QUE CABEM EM QUALQUER ORÇAMENTO: COBRAMOS POR TRABALHO, NÃO POR MÊS. ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Moinho de Holambra lança projeto de revitalização

Réplica exata dos moinhos holandeses, ele é o maior da América Latina e deverá estar totalmente operacional em breve

Uma das mais interessantes e surpreendentes atrações turísticas do Brasil, o Moinho Povos Unidos, uma réplica exata das construções holandesas, localizado na pequena e bela cidade de Holambra, a 130 km da capital paulista, completou neste mês de julho oito anos de existência com planos ambiciosos: a associação que administra o monumento lançou uma campanha de "crowdfunding", a já famosa "vaquinha" eletrônica, para tornar viável o seu projeto de remodelação, que transformará parte dele num museu, além de deixá-lo totalmente operacional.

O moinho esteve durante os últimos anos funcionando precariamente, já que, para isso contava apenas com o trabalho de alguns voluntários, integrantes da Associação Moinho Povos Unidos, e era administrado pela prefeitura de Holambra. No ano passado, porém, a entidade finalmente assinou um convênio com o Executivo para se tornar responsável pela gestão e operação do moinho.

Depois disso, e com o início de cobrança de ingressos para os visitantes, a associação pôde contratar funcionários e bancar algumas pequenas obras de manutenção, insuficientes, porém, para deixar o moinho nas mesmas condições em que estava quando foi inaugurado.

O projeto de remodelação do monumento prevê reformas em quatro andares.

O térreo será destinado a receber os turistas, que ali encontrarão também uma loja com produtos do moinho, entre eles, futuramente, a farinha produzida no local.

No primeiro andar será contada a origem e evolução dos moinhos no mundo. O visitante terá a oportunidade de aprender como surgiram e como se transformaram ao longo do tempo. Também aprenderá sobre os tipos de moinho que existem e para que são utilizados.

No segundo andar, o visitante conhecerá os moinhos da Holanda. Naquele país eles ganharam importância devido ao bombeamento de água e, assim, foram vitais para a construção do país. Haverá uma réplica de um moinho, com funcionamento real, para que o turista possa entender a sua mecânica. 

No terceiro andar o visitante ficará sabendo como funciona exatamente o Moinho Povos Unidos, como foi a sua construção, que madeiras foram utilizadas, como funciona um moinho de grãos, e outros detalhes sobre o monumento.

O Moinho Povos Unidos tem dez andares, 38,60 metros de altura, mais 3 metros de subsolo, sendo o maior da América Latina. Acima de seu mirante, de onde se contempla a bela paisagem de Holambra, estão as pás, com 12 metros cada, e envergadura de 24 metros de ponta a ponta. Sua tração motora gera 60 cavalos de força, o suficiente para movimentar duas pedras de basalto de lava com o peso de uma tonelada cada.

Holambra é conhecida nacionalmente como a "Cidade das Flores", pois é a maior produtora nacional de flores e plantas ornamentais. A Expoflora é o principal evento do calendário turístico da cidade, atraindo, durante todo um mês, dezenas de milhares de visitantes. A 35ª edição da feira, neste ano, vai ser realizada de 26 de agosto a 25 de setembro.

Além da Expoflora, Holambra abriga vários outros importantes eventos ao longo do ano, e possui a singular característica de ser um pequeno pedaço da Holanda no Brasil - ela nasceu do sonho de imigrantes holandeses que se estabeleceram na região em 1948. 

O município preserva a cultura dos seus fundadores na arquitetura dos imóveis, no cardápio dos restaurantes e docerias, nos nomes das ruas, no sobrenome de seus habitantes, nas festividades tradicionais, como o Dia do Rei, em abril, ou a Festa de São Nicolau, que antecede o Natal, e no Moinho Povos Unidos, o monumento mais evocativo da presença holandesa na cidade.

Holambra conta com uma rede hoteleira diversificada, que atende todos os tipos de visitantes. Nela se destaca o Top Centrum Hotel (Rua Rota dos Imigrantes, 470, centro),  inaugurado em junho de 2013, com arquitetura típica holandesa, acomodações amplas e localizado perto dos melhores restaurantes, lojas e mercado de flores da cidade.

O Top Centrum é o hotel mais bem avaliado de Holambra pelos viajantes inscritos no portal de turismo Tripadvisor (4,5 estrelas) e também recebeu a nota mais alta no site de reservas Booking (9,0). 

Ele tem 30 apartamentos amplos e confortáveis, com ar-condicionado, camas box, TV a cabo, frigobar e internet wireless gratuita, sendo que 20 deles têm sala de TV e minicopa (cooktop, bancada da pia, microondas, frigobar). 

As diárias incluem café da manhã com grande variedade de opções, servido em restaurante com vista para um charmoso jardim vertical. Também tem serviço de quarto e fornece estacionamento fechado e coberto, com acesso direto para o elevador. 

As reservas podem ser feitas pelo telefone (19) 3802-8555 ou no site  www.topcentrumhotel.com.br

Serviço

Para participar do crowdfunding destinado a revitalizar o Moinho Povos Unidos, acesse o endereço www.catarse.me/moinhopovosunidos

O moinho funciona de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 18 horas (aberto somente até o terceiro andar), aos sábado, domingo e feriados, no mesmo horário (aberto até o quinto andar, com a presença de um moleiro, das  10 às 17 horas). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e idosos).

Moradores de Holambra, mediante apresentação do cartão cidadão ou comprovante de residência, têm ingresso gratuito. De quarta a a sexta-feira o ingresso é gratuito.

Para conhecer mais sobre o moinho e seu projeto de remodelação, acesse www.moinhopovosunidos.com.br

Carlos Motta Serviços Jornalísticos
cramotta@gmail.com
(19) 997590957